O Professor Severino Alves Júnior é o primeiro palestrante confirmado para o I-EBMOF! Atualmente, é Professor associado do Departamento de Química Fundamental da UFPE, bolsista de produtividade 1A do CNPQ e diretor do laboratório BSTR – Laboratório de Terras Raras. Com ampla experiência na área de Química de Coordenação, atua na síntese de Redes Metalorgânicas (MOFs) e polímeros de coordenação, com ênfase em carreadores de fármacos, marcadores de resíduos de disparo, sorção de contaminantes aquosos, luminescência de complexos contendo íons lantanídeos, incandescência, síntese de supramoléculas e desenvolvimento de marcadores fotônicos para diagnóstico auxiliar de câncer de mama e próstata.
O Professor Christophe Volkringer é o segundo palestrante confirmado para o I-EBMOF! Professor Titular na École Centrale de Lille (França), lidera o Departamento de Química e Matéria e coordena o grupo MATHYB – referência em materiais híbridos. Realizou seu doutorado com o renomado Prof. Gérard Férey, um dos pioneiros em MOFs, e seu pós-doutorado na University of California San Diego, no grupo do Prof. Seth M. Cohen, desenvolvendo estruturas à base de alumínio como a MIL-96 e a MIL-100. Christophe se destaca na síntese de MOFs funcionais, aplicadas à captura de gases radioativos, à degradação de agentes de guerra e à criação de materiais antivirais. É também reconhecido internacionalmente por prêmios como o DAAD Fellowship Award (Alemanha), o título de Membro Honorário do Institut Universitaire de France (IUF) e o convite para o Global Young Scientist Summit em Singapura.
Professora Titular do Instituto de Química de Araraquara da Universidade Estadual Paulista – UNESP, é doutora em Química pela UNESP e tem ampla atuação na área de Química Inorgânica, com ênfase em Química de Coordenação. Pesquisadora da área de MOFs, a professora Regina atua em técnicas de preparação, estudos de propriedade, obtenção de compósitos e aplicações em drug delivery, catálise, sensores químicos e dispositivos emissores de luz.
Dagoberto é doutor em Nanotecnologia e Ciência dos Materiais e pós-doutor pelo Instituo de Química da USP, com foco na aplicação de MOFs como catalisadores da adsorção e conversão de CO. Ele é fundador e CEO da MofTech P&D, uma spin-off de base tecnológica da Universidade de São Paulo (USP) focada na aplicação de Redes Metalorgânicas (MOFs) para a agricultura regenerativa.Sua carreira transita entre a pesquisa científica fundamental e a inovação tecnológica aplicada.
Professor associado do Instituto de Química da UFRJ, Pierre é pós-doutor em Química de hidrocarbonetos e petróleo pelo Loker Hydrocarbon Research Institute, da University of Southern California (USC, 2000-2001). Já ganhou prêmios como o Young Scientist Award TWAS-ROLAC, Chemistry, 2009; Young Talents in Science Award (SBQ and ACS), 2011, Medalha Walter Mors (2022, SBQ-Rio). Sua formação é na área de química com ênfase em Físico-Química Orgânica, atuando principalmente em nanociência, nanotecnologia, química reticular, materiais porosos, carbocátion, hidrocarboneto, superácido, carbônio, substituição eletrofílica aromática, hidratos de gás natural e garantia de escoamento. O professor Pierre se destaca pelo uso de MOFs, COFs e MOPs como catalisadores em reações orgânicas diversas. E também é membro da Academia Brasileira de Ciências.
Doutora em química inorgânica pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Fez pós-doutorado no Laboratório de Cristalografia (LabCri) no Departamento de Física da UFMG, em cristalografia estrutural visando o estudo das propriedades adsorventes de Redes Metalorgânicas. Atualmente é professora associada II da Universidade Federal de Juiz de Fora e líder do Grupo de Pesquisa em Química de Materiais Porosos (GPQMAP). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Inorgânica, atuando principalmente com MOFs, Polímeros de Coordenação, Complexos de Metais Divalentes, Espectroscopia Molecular e Cristalografia.
Professor de Química Inorgânica na University of Warwick, onde atua também como Chair do Chemistry Research Committee, Richard desenvolve pesquisas em Química do Estado Sólido, com destaque para síntese e caracterização de materiais inorgânicos funcionais, incluindo materiais porosos, óxidos de metais de transição e Redes Metalorgânicas (MOFs). Seu trabalho foca no desenvolvimento de novos métodos sintéticos e no controle da cristalização para aplicações em catálise heterogênea, eletrocatálise, baterias e materiais para sustentabilidade energética, combinando técnicas avançadas de difração de raios X e espalhamento de nêutrons, inclusive em linhas de luz síncrotron. Possui colaborações com empresas como a Johnson Matthey e com grupos de pesquisa no Brasil, China e Indonésia.
Professor do Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro do Laboratório de Cristalografia da UFMG – LabCri. Doutor em Química Teórica, Analítica e Físico-Química pela Université de Lille (França), recebeu duas premiações: Prêmio Denise Barthomeuf 2024 e o Prêmio de Tese da Sociedade Francesa de Química 2023. Atua nas áreas de físico-química, cristalografia, espectroscopia e química de materiais, com ênfase em química de coordenação, preparo de filmes finos, adsorção de gases e fotocatálise. Seu trabalho concentra-se na física do estado sólido, investigando mecanismos de reação e interações em matéria condensada, explorando a funcionalidade de sistemas químicos fotoativos e investigando interações “host-guest” em materiais porosos.