FUNDAMENTOS DE CRISTALOGRAFIA

Conceito de cristal: célula unitária; tensor métrico, espaço recíproco. Simetria; transformações isoméricas. elementos de simetria de Ponto Fixo. Redes cristalinas; sistemas cristalinos. Teoria de grupos; grupos de ponto; Grupos de espaço; Tabela Internacional de Cristalografia; Cristaloquímica: empacotamento.

DIFRAÇÃO POR CRISTAI

Espalhamento elástico de raios X; Equação de interferência; Equações de Laue e Lei de Bragg, Difração por um cristal tridimensional; Interpretação de Ewald; Fator de Forma; Fator de estrutura; Regras de extinção: identificação de grupos espaciais.

TÉCNICAS EXPERIMENTAIS

Cristalização: geminação, polimorfismo; cristais aperiódicos. Fontes de radiação. Difração de monocristais: coleta de dados (goniometria, varreduras, detecção, etc.); indexação, iedução de dados. Difração de policristais: coleta de dados (goniometria, varreduras, detecção,etc.); indexação de difratogramas, redução de dados.

SOLUÇÃO DE ESTRUTURAS

Problema das fases: método do átomo pesado; SAD/MAD, SIR/MIR; substituição molecular; métodos Diretos; métodos ab initio para policristais.

REFINAMENTO DE ESTRUTURAS

Integração de dados de difração de monocristais: correção de absorção (métodos semi empíricos, analíticos, etc). Método de mínimos quadrados. Tensor de deslocamento anisotrópico; Síntese de Fourier. Refinamento de estruturas monocristalinas. Checkcif; Método de Rietveld.

TRABALHO PRÁTICO: BANCO DE DADOS

Bancos de dados: ICSD, PDB, CCDC, AMSD.

TRABALHO PRÁTICO: MONOCRISTAIS

Apresentação do difratômetro de monocristais, preparação de amostras, Medidas, Redução e tratamento de dados, solução e refinamento de estrutura, CIF file e validação de estruturas de monocristais.

TRABALHO PRÁTICO: SUBSTITUIÇÃO MOLECULAR

Solução de estrutura da Lisozima por substituição molecular. Interpretação do Mapa de Patterson.

top