CRISTALOGRAFIA

A cristalografia é um ramo das ciências exatas que se ocupa do estudo da matéria numa escala atômica, do ponto de vista da determinação, classificação e interpretação das estruturas geométricas dos sólidos, em particular dos cristais. Cristal é um sólido constituído (microscopicamente) por uma repetição organizada de um motivo, composto de átomos, formando uma estrutura ordenada tridimensional. é um objeto homogêneo (suas propriedades independem da posição no seu interior) e anisotrópico (suas propriedades físicas, tais como condutividades, elasticidade, dureza, velocidade de crescimento, etc., são dependentes da direção).

Informações a respeito da estrutura cristalina de um sólido são obtidas, em geral, a partir de técnicas experimentais de difração resultantes da sua interação com raios X, nêutrons ou elétrons. O formalismo matemático da difração é essencialmente o mesmo para esses três tipos de radiação, excetuando-se algumas particularidades relativas ao tipo de interação no sólido.

Os métodos de difração de raios X, que permitem obter informações cristalográficas de um composto, podem utilizar radiação mono ou policromática; as amostras podem estar na forma mono ou policristalina. Em qualquer desses casos o objetivo é obter um difratograma, onde se pode conhecer a distribuição de intensidades do feixe difratado pelos diferentes planos (h k l) da rede cristalina.

Técnicas de difração de policristais são muito utilizadas para identificação e caracterização simples de compostos. No caso das medidas com um difratômetro, podem ser obtidas algumas informações mais detalhadas, tais como a coexistência de compostos diferentes, distribuição de tamanhos de grãos, entre outras.